Top

Saiba como se proteger do Vírus H1N1

Saiba como se proteger do Vírus H1N1

Metade das gripes no Brasil já são causadas pelo vírus H1N1, é o que afirma o Ministério da Saúde. 

Ontem, segunda-feira dia 4 de abril, foi divulgado os últimos números da gripe e se considerarmos que ainda nem chegamos no inverno – fase de maior ocorrência de gripes – os números são alarmantes. Segundo o diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch já foram registradas 71 mortes – quase o dobro do que foi registrado no ano de 2015 (36). Os casos também subiram de forma expressiva. Até agora, foram 444 notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) – o triplo de todo 2015. E isso que ainda estamos no mês do Abril.

Dicas para evitar a Gripe H1N1

Dicas para evitar a Gripe H1N1

O que nós vemos é a dengue, Zica e Chikungunya saírem dos noticiários e o mosquito Aedes Aegypti perder o seu lugar para o vírus H1N1. E como fica a nossa cabeça???

 

Uma confusão só!

Você deve estar se perguntando, quais são os sintomas da gripe mesmo?

Alguns dos sintomas são parecidos com um simples resfriado:

  1. febre acima de 38ºC,
  2. tosse e dificuldade respiratória, acompanhada ou não de dor de garganta
  3. manifestações gastrointestinais,
  4. dor de cabeça,
  5. dores musculares, nas articulações
  6.  tosse

Para saber a diferença, de maneira pratica, se você achar que está resfriado, mas os sintomas foram MUITO MAIS INTENSOS, vale a pena procurar um médico. Lembrando que o remédio, famoso Tamiflu só vai ser indicado nas primeiras 48 horas do aparecimento dos sintomas. Se passar disso, existem apenas remédios para aliviar o desconforto das dores e da febre. O que mais preocupa são as consequências da gripe, que são insuficiência respiratória e mortes.

Por isso, o ideal é prevenir, para isso devemos

  • lavar as mãos com água e sabão: não adiante lavar apenas com água, vale lembrar que o vírus fica ativo em superfícies rígidas até 24 horas. No ônibus, nos trincos das portas, telefones, corrimão, os botões dos elevadores, em todos os lugares onde transitam muita gente, o vírus pode estar ali.
  • use álcool gel, mas tem que ser álcool 70, tanto nas mãos quanto nas superfícies (não é aconselhavel utilazar alcool de limpeza nas mãos, além de ressecar, este pode conter substancias tóxicas ao nosso organismo)
  • tomar a vacina
  • em hipótese alguma compartilhe copos, garrafas, e talheres.

Para saber mais sobre a vacina, entrevistei semana passada a Dra Myrna Campagnoli, diretora médica do Frischmann Aisengart, sobre o assunto e fiquei surpresa com os dados, segundo ela:

  • A vacina fica ativa no nosso organismo de 8 a 12 meses. Depois disso estamos desprotegidos.
  • Todo ano temos que nos vacinar, porque existem inúmeros tipos de vírus Influenza A e B e, a cada ano, a Anvisa recomenda as cepas que devem ser acrescentadas na vacina.
  • A vacina pode ser aplicada em qualquer época do ano, é importante  tomar a vacina o quanto antes, pois a imunidade só é total depois de 45 a 60 dias

E o melhor é que a vacina é eficiente em 90% dos casos,  e não causa gripe como muita gente pensa. Pode gerar um desconforto e/ou febre, mas não é a gripe. Porque o vírus não está ativo na vacina.

Se você está gripado, saiba o que deve fazer para não espalhar o vírus por onde for:

  • O mais importante, toda vez que tossir ou espirrar, tapar a boca, de preferência com um lenço.
  • vale utilizar máscara (que deve ser trocada todos os dias)
  • E nada de compartilhar copos, garrafas, e talheres.

O Vírus fica ativo no organismo durante 7 dias, tempo que você pode transmitir a doença. O pico ocorre nos dois primeiros dias.

Temos que fazer a nossa parte 😉

 

 

Carol
No Comments

Post a Comment