Top

Hipertensão arterial em crianças: um mal silencioso

Hipertensão arterial em crianças: um mal silencioso

(Foto: Reprodução/Pixabay)

 

 

Relacionada à má alimentação, a pressão alta pode desenvolver consequências graves, como lesões nos rins, coração, cérebro, entre outros, tanto em adultos quanto em crianças e adolescentes.

 

A hipertensão arterial, conhecida popularmente como pressão alta, é uma das doenças mais comuns nos dias de hoje. E não é só no Brasil. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), esta é a causa de 51% das mortes por Acidente Vascular Cerebral e por 45% das mortes por problemas cardíacos em todo o mundo. A hipertensão arterial também é responsável pelo desenvolvimento de outras doenças cardiovasculares, como diabetes, obesidade, colesterol elevado e também doenças renais.

 

Mas você sabia que crianças e adolescentes também podem ser afetados por este mal? Dados divulgados em 2013 pela Sociedade Brasileira de Cardiologia mostravam que a pressão alta atingia 6% da população infanto-juvenil, ou seja, cerca de 5 milhões de crianças e adolescentes. Hoje no programa Manhã da Mais a Tânia Jeferson conversou com a Mayara Olikszechen, nutricionista da Fundação Pró Renal, que explicou sobre os riscos para as crianças e deixou um alerta aos pais. Ouça:

 

 

 

 

Fonte: assessoria

Editor
No Comments

Post a Comment