Top

A Mentira é Recurso ou Transtorno?

A Mentira é Recurso ou Transtorno?

Por mais que passamos a vida todo ouvindo que “o melhor é sempre a verdade”, as vezes contamos uma mentirinha. Por isso, eu pergunto a Mentira é Recurso ou transtorno?

mentiroso15

Quem nunca contou uma mentirinha???

Qual o problema de não falar a verdade???

O que é verdade??? O que é mentira???

Se você achou difícil responder as minhas perguntas, então escuta a história da Ingrid Silva, ela conheceu um grande mentiroso. E me contou tudo no Manhã da Mais na Rádio Mais AM.

E ela fala que “Conheço um mentiroso que é tão mentiroso, que ele chega a acreditar na própria mentira” e completa que  “para manter uma mentira em pé você precisa de mais mil outras mentiras”.

Ouça Aqui a história da Ingrid Silva

(Quer ler a história da Ingrid Silva, clique aqui)

 

A Psicóloga e professora do UniBrasil, Ana Suy Sesarino, explica que a mentira é um recurso muito utilizado para se ajustar a certas situações. No entanto, contar histórias falsas de forma sistematizada e contínua ou então mentir para causar sofrimento, são indícios de transtorno psicológico – no Brasil conhecido como mitomania. E ela explica quando mentir é problema.

Ouça aqui a explicação da Professora Ana Suy e entenda quando a Mentira é uma doença ou apenas um Recurso

 

Podemos entender quando a Mentira é apenas um Recurso, quando conhecemos pessoas como o pai da Ana Brambila. Ela conta rindo que o pai tem histórias super emocionantes. E afirma que “a família sabe que ele está aumentando, ou até mentindo. Já buscamos tratamento, porque isso nos incomodava. Agora já sabemos lidar, e percebemos que é uma forma dele cativar as pessoas. Ele nunca prejudicou ninguém. Mas já emocionou muito gente”

E você mente???

 

 

 

Carol
No Comments

Post a Comment