Top

Como controlar o pulgão que dá nas folhas do limoeiro rosa?

Como controlar o pulgão que dá nas folhas do limoeiro rosa?

O pulgão é uma das pragas mais comuns na agricultura e nos jardins. Alguns estudos indicam que ele aparece quando existe uma desordem fisiológica na planta, ou seja, quando alguma “coisa” na planta ou no ambiente não está certa, como, por exemplo, a falta de água, falta de algum nutriente para a planta se tornar mais forte e saudável, etc.

Para evitar esse problema, eu recomendo que seja feita uma poda de limpeza na planta no final do inverno, já que dessa forma é possível eliminar os ramos doentes, quebrados e danificados. Também é importante fazer a rega dessa planta sempre que tiver alguns dias de estiagem e no começo da primavera o ideal é fazer uma adubação, e se possível a aplicação de calcário.

Para o controle efetivo do pulgão eu recomendo o extrato de alho, que é muito fácil de fazer. Anote a receita:

100g de alho

Meio litro de água

10g de sabão de coco

2 colheres das de café (aquelas bem pequeninhas) de óleo mineral

Para preparar é muito fácil: basta amassar os dentes de alho e misturar o óleo mineral. Deixar em repouso por 24 horas. Em uma garrafa pet, coloque a água e o sabão de coco, agite bem, até o sabão derreter. Depois peneire o alho, e coloque o óleo mineral na garrafa pet. Misture bem. Está pronto. Essa mistura deve ser diluída em 10 litros de água, e pulverizada na planta sempre ao entardecer.

Carol
No Comments

Post a Comment