Top

Dicas de agronomia da Carol: Pé de limão Taiti

Dicas de agronomia da Carol: Pé de limão Taiti

À pedidos da ouvinte Jandira, de Pinhais, que entrou em contato comigo por e-mail.

A ouvinte nos disse que tem um pé de limão Taiti faz tempo, mas que ele não está mais produzindo. O que ela pode fazer para que o limoeiro segure os frutos?

Então, são vários os fatores que podem estar causando o problema. Entre eles a falta de água na época de enchimento dos frutos, presença de um fungo (em especial aqui o Colletotrichum), a ocorrência de pragas ou queda fisiológica dos frutos. Por isso eu recomendo a observação:

Primeiro, devemos perceber se as flores estão caindo antes de produzir os frutinhos. Caso isso estiver acontecendo, podemos fazer tratamento com a Calda Bordalesa, porque possivelmente e planta esta infectada por algum fungo. Outro ponto a observar é a quantidade de água disponibilizada para a planta na época de crescimento dos frutos. O limão precisa de muita água nessa fase, por isso, se houver estiagem de mais de três dias, o ideal é fazer uma rega.  Outro ponto importante a ser observado é a nutrição da planta. É importante fazer uma adubação por ano, pelo menos, para que a planta produzida bem. 🙂

Carol
4 Comments
  • Alan de Lima

    Comprei meu pé de limão a uns três meses aproximadamente, entretanto já havia trocado ele pelo fator que estava demorando seu desenvolvimento, logo suas folhas ficaram mais claras e grossas, voltada todas para cima, achei estranho e comprei outro, fiz uma cova de aproximadamente 60 centímetros quadrado, utilizei calcário e terra preta adubada, e também adicionei humos de minhoca, aproximadamente cinco quilos, assim o novo pé de limão começou a apresentar os mesmos sintomas do anterior, o que devo fazer? será deficiência no solo, muito ácido, alguém teve essa experiência? preciso de ajuda, meu solo é terra vermelha meio arenosa, mas a jabuticaba e a pitanga e a acerola, estão aparentemente normais.

    23 de junho de 2016 at 14:36 Responder
  • Alan de Lima

    Moro em Brasília, e as condições climáticas por aqui são favoráveis ao seu desenvolvimento, comprei um adubo chamado fort-frut, adicionei e estou aguardando pra ver se resolve. Esse limoeiro é o tahiti, adicionei mais calcário em volta da planta pra ver se o problema é acidez. Gostaria de saber qual a solução desse problema?

    23 de junho de 2016 at 14:42 Responder
    • Carol Chab

      Alan, Obrigada o seu contato. O ideal seria você me enviar uma foto. Você notou alguma diferente no tronco do limoeiro?
      Como você comentou do espessamento das folhas, a primeira coisa me veio a cabeça foi estresse hídrico.
      A região de Brasilia não tem regime de chuvas constante, por isso, eu recomendo que faça regas diárias no limoeiro, sempre que não chover.

      25 de junho de 2016 at 11:56 Responder
    • ANTÔNIO A DO N NETO L

      Um pé de limão pra ele se desenvolve e aproximadamente 3 a 4 anos
      Sou agrônomo
      Tenho 9 equitaria de limão

      27 de julho de 2018 at 22:14 Responder

Post a Comment