Top

O que é normal no desenvolvimento das crianças

O que é normal no desenvolvimento das crianças

Quando nasce um bebe, nasce uma mãe também. E junto muitas inseguranças e várias comparações.

 

O que é normal no desenvolvimento das criançasSaber o que é normal no desenvolvimento das crianças é essencial para que os pais se concentrem no que realmente é necessário.

Nós mães, sempre ouvimos: “nossa, seu filho ainda não engatinha, o meu andou com 9 meses” ou então  “meu neto é tão esperto, já fala tudo” as opiniões e diagnósticos vem de todos os lados. O bebe não pode nem chorar de sono que já arranjam uma doença pra ele. A vontade é de se trancar em casa, ou mandar todo mundo pra quele lugar.

Mas a gente não pode, né. Então, o jeito é respirar fundo e tentar ignorar.

Para acabar com as dúvidas, resolvi conversar com uma especialista. Convidei a neuropediatra, Dra Alessandra Maier para falar na Rádio Mais e esclarecer todas as nossas dúvidas de mãe. E o mais importante, focar no que devemos nos preocupar de verdade.

A Dra Alessandra diz que os pais devem estar atentos quando não existe uma intenção da comunicação, “a linguagem não verbal começa muito antes do bebe começar a falar “mama”, “papa”, a criança deve apontar o que quer e demostrar a sua vontade antes mesmo de conseguir falar”. E ela afirma que aos 2 anos, a criança já começa a juntar duas palavras e o vocabulário aumenta muito. Se os pais perceberem que isso não está acontecendo, ou que existe um atraso, deve procurar uma ajuda médica.

Perguntei para a especialista, sobre o xixi na cama, afinal de contas, na época do desfralde, sempre vem aquela pessoa diz: “nossa o seu filho ainda faz xixi na cama? Isso não é normal”. Sempre tive dúvidas de até quando pode acontecer os escapes noturnos. E ela afirmou que pode ocorrer normalmente até os cinco no máximo seis anos. E a partir desta idade, é necessário investigação.

Segundo ela, existem várias patologias que podem acontecer em crianças com atrasos, são transtornos neurológicos que afetam o desenvolvimento. O pediatra tem um papel fundamental, e os pais devem sempre estar atentos.

Os estímulos devem ser os mais diversos, sempre levando em conta a fase que a criança está. E as brincadeiras acompanhadas pelos pais e a leitura devem acontecer sempre, a quantidade de tempo não importa. Devemos ter qualidade, estimular atividades ao ar livre, e tentar ao máximo se desligar das tecnologias. Cada vez mais as crianças estão conectadas. E segundo informações da Academia Americana de Pediatria as crianças antes de 2 anos não devem estar expostas a nenhum tipo de eletrônicos. E depois desta idade, elas devem ficar no máximo 2 horas por dia, e isso inclui televisão, tablet e celulares. Com isso conseguimos formar crianças saudáveis, evitar a ansiedade e a obesidade.

Para ouvir a entrevista completa, só clicar aqui.

 


 

SEGUNDA A SEXTA – FEIRA 10:30h as 13hmanha-da-mais-radio-mais-am-1120-am-960-radio-maringa-radio-curitiba-radio-sao-jose-dos-pinhais-carol-chab-chab-ricardo-chab

 


OFERECIMENTO

oleo-de-primula-mulher-tpm-menopausa-phytomais-saude-fito

Carol
No Comments

Post a Comment