Top

Sente muita vergonha em falar em público???

Sente muita vergonha em falar em público???

Se você quer ter mais segurança ao falar com as outras pessoas.

Tenho aqui a solução para este problema! microfone-medo-falar-publico-vergonha-panico-fobia

Eu falo no rádio todos os dias, mas quando preciso falar para muitas pessoas, num lugar que não é familiar. O nervoso vai crescendo no estômago, a mão começa a suar, a boca a secar, sinto a bochecha queimar, vem uma vontade imensa de fazer xixi, e aí dá aquele branco! Quem nunca passou por isso, não sabe o que é emoção de verdade. Busquei vários cursos e livros, e o que eu descobri: é mais fácil se sentir assim, como eu contei, do que ser seguro. O importante é fingir que nada está acontecendo, e afirmar para si mesmo que quem manda é você! E não essa vergonha que tenta invadir todo seu corpo.

Falando sobre isso, conversei no programa Manhã da Mais com o especialista em oratória Murilo Andreatta da IN Company Consultoria e Treinamentos Empresariais, ele é fera. Fala com muita naturalidade, e a primeira dica que ele dá é: se você quer deixar alguém nervoso antes de uma apresentação, fale “tenha calma, não fique nervosa”. E ele trouxe várias dicas para gente melhorar a nossa oratória, e tentar ignorar esses comentários que nada ajudam.

O mais importante, segundo o Andreatta, devemos nos dedicar e conhecer o assunto que você irá falar, e o mais importante, treinar, treinar e treinar.

Parece estranho, mas falar em frente ao espelho, ajuda muito. E não se engane, até mesmo a pessoa mais preparada, se sente inseguro na hora de falar para um público desconhecido. Mas uma coisa é certa, nós nos comunicamos o tempo todo, e quem tem maior domínio vai mais longe!

Se quiser saber mais, ouça aqui a entrevista completa.

 

Agora tenho certeza que suas apresentações serão muito melhores 🙂

Se quiser ouvir o programa Manhã da Mais Ao Vivo, eu estou na Rádio Mais  AM 960 Maringá e AM 1120 Curitiba, São José dos Pinhais e Região Metropolitana. Você também pode baixar o App da Rádio no seu celular.

google-play-app-radio-mais-am-1120

app, radio, mais, am, 1120, sjp, curitiba


OFERECIMENTO

perfume, phytomais, dia dos pais, ferrari black,

 

 

 

 

 

 

 


 

Carol
No Comments

Post a Comment