Top
Rede Social permite que população fiscalize serviço público
fade
1379
post-template-default,single,single-post,postid-1379,single-format-standard,eltd-core-1.1.1,flow-ver-1.3.6,,eltd-smooth-page-transitions,ajax,eltd-grid-1480,eltd-blog-installed,page-template-blog-standard,eltd-header-type2,eltd-sticky-header-on-scroll-up,eltd-default-mobile-header,eltd-sticky-up-mobile-header,eltd-dropdown-default,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Rede Social permite que população fiscalize serviço público

Rede Social permite que população fiscalize serviço público

A ideia é tão genial que o criador do Colab.re, Bruno Aracaty já ganhou prêmios como o Melhor Aplicativo Urbano do Mundo. A Rede Social permite que população fiscalize serviço público.

Colab.re

Colab.re

Hoje Bruno Aracaty ministra palestra na conferência mundial de melhorias urbanas News Cities Summit, em Montreal, no Canadá,onde a três anos atras ganhou o premio de Melhor App. Sob os conceitos de empoderamento dos cidadãos e tomada de decisões com base na participação popular, o Colab.re por meio da web (www.colab.re) e de aplicativos nas versões Android e iOS, permite que os cidadãos possam fiscalizar, propor melhorias e avaliar a qualidade dos serviços e instituições públicas. O usuário registra a sua demanda na rede social – que pode ser de diversas naturezas, como calçadas esburacadas, iluminação deficiente e estacionamentos irregulares, por exemplo –, por meio de geolocalização, foto e descrição do fato. O órgão responsável, então, acessa um painel de monitoramento a fim de apurar a situação descrita, dando o devido encaminhamento para a solução de cada caso.

O Colab.re conta com mais de 150 mil usuários conectados a 100 prefeituras, entre elas Recife, em Pernambuco, Santo André e Campinas, em São Paulo, e Niterói, no Rio de Janeiro. São mais de 55 mil demandas geradas em mais de 2.000 municípios brasileiros. As situações mais comuns são estacionamentos irregulares, buracos em vias, entulhos em calçadas, limpeza pública e lâmpadas apagadas em vias públicas. Em algumas das prefeituras parceiras da ferramenta, o índice de solução das demandas reportadas é superior a 70%.

Desde o ano passado, a ferramenta iniciou projeto-piloto de consultas públicas com a participação popular na tomada de decisão dos investimentos das cidades. Depois da experiência em Campinas, o orçamento participativo digital agora está sendo implantado em Santos, ambas cidades paulistas.

Segundo o criador da ferramenta “O evento New Cities Summit foi um grande marco para o Colab.re em 2013, quando fomos eleitos o melhor app de cidades do mundo. Agora, três anos depois, voltamos ao evento com muito mais maturidade, na condição de palestrantes, trazendo experiências pioneiras em nível mundial em diversos segmentos, como o orçamento participativo digital, a gestão da saúde, a relação das cidades com as novas gerações e a criação colaborativa de espaços urbanos”.

E Bruno ainda complementa “além de ser uma honra enorme ver o Colab.re entre as principais referências globais, participar de discussões e estar entre os líderes e formadores de opinião é um aprendizado muito importante para continuarmos na vanguarda da melhoria das cidades através da participação das pessoas”, finaliza.

SOBRE COLAB.RE

O Colab.re é uma rede social que permite aos cidadãos fiscalizar, propor melhorias e avaliar a qualidade de serviços e instituições públicas. É o canal de relacionamento em tempo real oficial de 100 cidades brasileiras, como Curitiba (PR), Niterói (RJ), Santos (SP) e Teresina (PI). Em 2015, a ferramenta foi eleita o Negócio de Maior Impacto Social do Mundo e a Startup de Maior Potencial Global pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e um dos melhores aplicativos de governo do mundo pela ONU (Organização das Nações Unidas). O Colab.re tem mais de 150 mil usuários cadastrados em todo o Brasil e está disponível na web (www.colab.re) e em aplicativos Android e iOS.
Carol
No Comments

Post a Comment