Top
A praticidade e a história das sapatilhas - Blog da Carol
fade
1150
post-template-default,single,single-post,postid-1150,single-format-standard,eltd-core-1.1.1,flow-ver-1.3.6,,eltd-smooth-page-transitions,ajax,eltd-grid-1480,eltd-blog-installed,page-template-blog-standard,eltd-header-type2,eltd-sticky-header-on-scroll-up,eltd-default-mobile-header,eltd-sticky-up-mobile-header,eltd-dropdown-default,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

A praticidade e a história das sapatilhas

A praticidade e a história das sapatilhas

A consultora Maria Inês Borges da Silveira, conta um pouco da história de um dos calçados queridinho das mulheres

 Você sabia que a precursora das nossas amadas sapatilhas foi Brigite Bardot? Sim, depois de anos praticando ballet a atriz queria poder usufruir do conforto das sapatilhas de dança no seu dia a dia. Maria Inês Borges da Silveira, consultora de Comportamento Profissional, Etiqueta Social e Internacional, esclarece que as primeiras sapatilhas surgiram em Paris, na França, quando Rose Repetto, fundadora da Companhia Sapatilhas de Ballet Repetto criou, em 1956, o modelo Cedrillon para atender um pedido da atriz francesa.

Mais tarde, o modelo ganharia o mundo, se transformando em um dos grandes símbolos da moda feminina. “O modelo Cendrillon iniciou sua trajetória de sucesso no mundo naquele mesmo ano. Era usado nos palcos e nas ruas, e acabou ganhando também espaço em filmes como ‘E Deus Criou A Mulher’, protagonizado pela fantástica Brigite Bardot”, comenta Maria Inês, que é professora do ISAE/FGV, de Curitiba (PR).

Como usar a sapatilha

Como usar a sapatilha

Aos poucos, as sapatilhas foram virando sucesso. E, graças a sua leveza e praticidade outras marcas foram surgindo e se destacando. Hoje, os calçados são confeccionados de diversos matérias, estilo e cores. Para a especialista, sapatilhas podem ser combinadas com looks sofisticados e modernos. Além de looks confortáveis para passeios, ou até mesmo dependendo da confecção, usadas num estilo mais requintado e diferenciado.

Mas, se você acha que sapatilhas são apenas aquelas que estamos acostumadas a ver nos pés por aí, Maria Inês lembra que existem outros estilos do calçado. “A sapatilha tem origem na palavra sapato (sapato + ilha = substantivo feminino) que ao longo dos anos tem evoluído com características cada vez mais específicas”. Alguns exemplos desses tipos específicos de sapatilha são a chuteira, quando falamos de futebol, a sapatilha de ciclismo, as sabrinas – que são calçados muitas vezes utilizados para dança ou ginastica -, sapatilha de escalada, sapatilha de artes marciais e é claro, as famosas sapatilhas de ballet, as quais deram origem as sapatilhas que usamos hoje.

A historia da sapatilha começa no palco.

A historia da sapatilha começa no palco.

Sapatilhas vieram para ficar e se tornaram indispensáveis no guarda-roupa das mulheres. “As sapatilhas fazem o maior sucesso hoje e estão nos pés de grandes personalidades. Vemos com muita frequência nomes como Angelina Jolie, Kate Middleton e Kate Moss usando sapatilhas nas mais variadas ocasiões. A praticidade, o conforto e a elegância das sapatilhas conquistaram o público feminino e devem permanecer intocáveis por muitos e muitos anos”, completa a especialista.

Carol
No Comments

Post a Comment