Top

Microempreendedores individuais terão evento exclusivo em São José dos Pinhais

Microempreendedores individuais terão evento exclusivo em São José dos Pinhais

Ação do Sebrae/PR, em parceria com a prefeitura municipal, disponibiliza serviços de orientação e formalização para microempreendedores individuais

A prefeitura municipal de São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, em parceria com o Sebrae/PR e a Fomento Paraná, realizam a Semana do Microempreendedor Individual (MEI) neste mês de março. Um evento especialmente dedicado aos microempreendedores individuais da região que desejam melhorar o desempenho de seus negócios e a empreendedores que querem sair da informalidade.

De 21 a 24 de março, uma tenda estará instalada no calçadão da Rua XV de Novembro, em frente ao Museu Atílio Rocco, para promover atendimento gratuito, palestras, além de orientações com agentes da Sala do Empreendedor e consultores do Sebrae/PR. De acordo com a consultora do Sebrae/PR Mariléa Britto, essa ação está sendo direcionada para desenvolver a gestão dos empreendimentos mantidos pelos microempreendedores individuais da região. A ideia é deslocar os serviços que já são oferecidos pela Sala do Empreendedor e pelo Sebrae/PR para a região com maior fluxo de pessoas e de principal concentração de comércios.

Os microempreendedores individuais são aqueles que possuem faturamento bruto anual de até R$ 60 mil. “A categoria MEI se tornou uma alternativa para empreendedores que já têm um negócio e querem se formalizar, tendo como benefício uma tributação reduzida, justamente para contribuir e incentivar para seu crescimento”, explica a consultora.

Segundo Leonardo Costa, chefe da divisão de comércio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de São José dos Pinhais, o aumento do número de atendimentos aos microempreendedores individuais foi a principal motivação para promover essa ação. “Com a dificuldade econômica enfrentada pelas indústrias automobilísticas da região, identificamos um aumento de 35% no número de atendimentos com relação ao ano passado, como resultado desse impacto”, diz.

Além dos atendimentos, haverá uma programação diferenciada, para atender diferentes nichos de setoriais e uma palestra com o tema “Planejamento para Pequenos Negócios”, com Antonio Barroso, que abordará a importância do planejamento antes, durante e depois da formalização do pequeno negócio. A palestra será realizada no dia 23 de março, às 15 horas, no Teatro do SESI, também na Rua XV de Novembro, no centro de São José.

Para a consultora, a Semana MEI pode auxiliar tanto quem está em busca de formalização do seu negócio, como aqueles que já estão formalizados e precisam se atualizar ou organizar sua gestão. “A Semana MEI é uma forma de fomentar os pequenos negócios, oferecendo gratuitamente orientações legais para a formalização e gestão de suas empresas e de forma a gerar sustentabilidade e crescimento da economia”, garante Mariléa.

Declaração anual

A consultora do Sebrae/PR também avisa aos microempreendedores individuais que ainda não fizeram a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), que poderão aproveitar o evento para ficarem em dia com as suas obrigações. “Esta também é uma boa oportunidade para o MEI que ainda não preencheu a declaração se regularizar, com a ajuda do Sebrae/PR, já que o prazo para declarações encerra no dia 31 de maio e a prestação de contas é obrigatória.”

Programação e informações

A Semana MEI acontece de 21 a 24 de março, das 9 às 17 horas, na Rua XV de Novembro, no centro comercial de São José dos Pinhais. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pela Central de Relacionamento do Sebrae/PR, pelo telefone 0800 570 0800.

 

Sobre o Sebrae/PR

O Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é, para quem já é ou quer ser empresário, a melhor opção para obter informação e conhecimento. Criado na década de 1970, o Sebrae é a instituição que mais entende de pequenos negócios, no campo e na cidade, e possui a maior rede de atendimento do País. No Paraná, conta com 6 regionais e 13 escritórios. A instituição chega aos 399 municípios por meio de Pontos de Atendimento, Salas do Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos e programas, soluções com foco em ambiente de negócios; educação empreendedora; empreendedorismo e gestão; empresas de alto potencial e potencialização; liderança; e startups.

Carol
No Comments

Post a Comment