Top

45ª edição da Festa do Morango será nos dias 7 e 8 de Novembro

45ª edição da Festa do Morango será nos dias 7 e 8 de Novembro

morangos

A 45ª edição da Festa do Morango da Comunidade Nossa Senhora de Fátima, no Rio Pequeno, será realizada nos dias 7 e 8 de novembro. O tradicional evento mobilizou cerca de 20 mil pessoas no ano passado e a expectativa dos realizadores é que o número de participantes aumente em 2015.

A Festa do Morango teve origem quando moradores da comunidade do Rio Pequeno resolveram se juntar para conseguir reformar a Capela Nossa Senhora de Fátima que, na época, além de pequena, era de madeira e estava com sua estrutura abalada. Com o sucesso do evento, a comunidade passou a realizar, anualmente, a tradicional festa, que tem como carro-chefe o morango com nata.

Além de gastronomia, que inclui sobremesas a base de morango, os visitantes contarão com uma grande programação que inclui tradicional almoço, baile, escolha da rainha, shows musicais e culturais, shows de prêmios e também leilão de animais, que é dirigido pelo pároco da paróquia.

Programação da Festa:

  • 7 de Novembro: 13h – Inicio das Festividades e Abertura do Parque;

18h – Missa Sertaneja;

20h – Desfile e Escolha da Rainha da Festa;

22h30 – Baile com a Banda Som da Terra;

  • 8 de Novembro: 7h – Alvorada com Celebração;

10h – Missa Festiva

A Partir das 12h – Almoço Completo com Leitão, Costela Fogo de Chão, Churrasco e não faltando o delicioso morango com nata ao som de músicas sacras;

15h – Atrações Diversas;

17h – Leilão com Padre Adriano Zaranski

18h30 – Show de Prêmios

São José dos Pinhais é o segundo maior produtor de morangos do Paraná

São José dos Pinhais é o segundo maior produtor de morangos do Paraná, as informações são da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado. O Município responde por 12% de toda a produção do Estado, o que significa uma produção anual de 2,6 toneladas. Parte é comercializada no Ceasa e outra parte é comercializada diretamente na Cidade entre produtores e consumidores em larga escala, como restaurantes e panificadoras.

Essa produção deve-se também pelo incentivo da Prefeitura de São José dos Pinhais, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que incentiva a agricultura familiar no município através do subsídio de 60% do valor das mudas de morango importadas que tem como característica produtividades praticamente o ano todo.

Neste ano, mais de 550 mil mudas de morango já foram entregues a produtores agrícolas do Município. As mudas eram de dois tipos, sendo 400 mil mudas da variedade Albion e 150 mil da San Andreas, as quais beneficiaram 302 produtores da Cidade.

Carol
No Comments

Post a Comment