Top

Agora, você é o exemplo!

Agora, você é o exemplo!

RLP_6206Prepare-se: agora você é o maior exemplo na vida de alguém

Ao engravidar, uma dúvida sempre corrói a cabeça das grávidas: qual será o sexo do meu filho? Eu, grávida de primeira viagem descobri só no quinto mês. A emoção foi enorme, e era o que eu imagina: uma menina. Mas e agora?

Bonecas, milhões de opções diferentes de roupas e enfeites, cortes de cabelo, frufrus, maquiagem, sapatos, brincos e bijuterias… Querendo ou não (e apesar da cada vez maior igualdade dos sexos), o mundo feminino ainda traz maior diversidade do que o masculino no que diz respeito a esses aspectos citados – e isso é percebido desde cedo.

Mas ter uma filha menina é muito mais do que se preocupar com o mundo cor de rosa e com a estética: é preciso se lembrar de que a mãe é o primeiro e o principal modelo que a filha tem para construir a sua própria personalidade, – apesar de, é claro, com o passar do tempo, desenvolver seu próprio gosto pessoal.

Segundo pesquisa realizada pela Fundação Kovacs, na Espanha, as meninas tendem a imitar o comportamento da mãe, enquanto os meninos copiam as ações do pai. Além disso, também aprendi que grande parte do aprendizado se dá pela observação – por isso muitas meninas tornam-se vaidosas desde cedo, pois observam a mãe se arrumando e sentem vontade de fazer o mesmo.

Mas a vaidade é só um pequeno exemplo daquilo que as crianças copiam dos pais: é preciso passar e mostrar para eles, por meio de exemplos, atitudes boas nas outras áreas da vida, como a honestidade, humildade, a importância de estudar e trabalhar, respeito, tratar os outros com igualdade. Porque não existe maior responsabilidade do que ter um filho e saber de que ele depende inteiramente de você, pelo menos nos primeiros anos, para ser quem é.

Especialmente para meninas, algumas atitudes são importantes no seu desenvolvimento, como, por exemplo, lembrá-la do quão bonita e especial ela é, – independente do que digam as revistas de moda ou os programas de televisão. É preciso trabalhar a autoestima desde cedo,- e, além disso, todos gostam de elogios. Por isso, lembre sempre o seu filho ou sua filha o quão especial é. Além disso, a mãe também precisa entender que a filha terá sua vida própria – ou seja, desenvolverá seu gosto pessoal para as coisas. E nós não podemos ficar frustradas se eles não gostarem das mesmas coisas que nós, ou se, no futuro, não quiser seguir a carreira que agente sempre quis: não se projete neles. Temos que apoiar em qualquer caminho escolhido pela criança.

Desde cedo, devemos demonstrar a igualdade – mesmo em casa. Trabalhos domésticos não são só para meninas, e sim para todos que moram ali. Assim como, não é só porque ela é menina que precisa ganhar o jogo, – do tipo “deixa ela ganhar, ela é menina”.  A educação vem de casa – e a preocupação com a igualdade também. Ou seja, independente do sexo, lembra-se sempre que crianças precisam crescer em um ambiente saudável, sendo respeitadas, cuidadas e amadas, só assim elas crescerão independentes, confiantes, e prontas para transformar o mundo em um lugar melhor.

Carol
No Comments

Post a Comment