Top

Mãe X  Mercado de Trabalho

Mãe X  Mercado de Trabalho

IMG_0424.JPG
Sabe aquela brincadeira de criança, que fazíamos na escola. De um lado o grupo A com os mais fortes da turma. Do outro lado o grupo B com duas ou três pessoas a mais. E no meio uma corda. Depois do apito todos começam a puxar, é um sufoco, às vezes você tem certeza que vai se machucar, que vai cair, e tem a impressão de que só ganha quem tem mais força. Essa brincadeira se torna quase uma guerra. Não é à toa que o nome é Cabo de Guerra.

E é esse o sentimento de toda mãe, que assim como eu, tem uma guerra interior acontecendo entre a razão é a emoção. Como é possível sair de casa para trabalhar, e deixar a criatura mais linda do mundo (que são os nossos filhos) fora de alcance, longe dos nossos cuidados, dos nossos olhos, e dos nossos braços. Isso depois de 3 meses ou mais de dedicação total.

Como tomar a decisão de voltar ao trabalho, ou ficar em casa cuidando dos filhos. Eu admiro as mulheres que de bate pronto responderam e fizeram. São mulheres de muita atitude. Porque até eu tomar a decisão, e saber a hora certa para isso, tive muitos questionamentos, dúvidas e agora mesmo não sei se tenho certeza do que é realmente certo a fazer.

Quando a Victoria estava com um mês eu não queria mais nada para a minha vida, eu me sentia completa em apenas alguns metros quadrados da casa com ela. Tinha certeza de que o meu mundo é esse, e que eu nasci para ser mãe.

Com dois meses de vida, ela me mostrou para que venho ao mundo, tão pequenina e já me ensinando que viemos para aprender e evoluir. Ela aprende tudo tão rápido, e já consigo notar que ela não precisa mais de mim para algumas coisas. Foi aí que percebi que não poderia viver em apenas alguns metros quadrados com ela, porque ela vai crescer, e não vai querer isso (nem eu, vou querer isso pra ela).

Definitivamente não posso ser apenas mãe. 😕

Quando ela completou três meses comecei a sonhar que estava trabalhando. Não sou viciada em trabalho, mas gosto muito do que faço, e a saudade bateu. E ai eu ouvi o apito, o cabo de guerra começou.

Trabalho de um lado, puxando forte na corda, e ser mãe all time puxando do outro lado. Eu sem querer me machucar. Mas a guerra começou.

Ok, decidido volto a trabalhar, mas e a minha filha?! Escolinha ou babá??? Os dois são caros, o que vale mais a pena? O que é mais seguro? Mas o dinheiro que vou ganhar trabalhando vai valer a pena? Se eu ficar em casa economizo. E ainda tenho certeza de que a minha filha vai estar bem cuidada. Santa dúvida!

Mas nesse meu cabo de guerra nenhum dos dois lados venceu. A corda arrebentou bem no meio. Porque mesmo sem ter certeza do que é certo ou errado decidi que vou voltar a trabalhar. Mas o que eu sei é que serei mãe sempre.

E se você começou a ler porque está em dúvida é não sabe o que certo fazer. Não existe certo! Faça do seu jeito, como o seu coração manda. Porque os piores sentimentos são a culpa e o arrependimento. E não importa quanto tempo demorar para tomar a decisão. Eu precisei de 4 meses para me sentir preparada para decidir voltar ao trabalho. E me programei para ter mais um mês para me organizar.

Tenho amigas que voltaram para o mercado de trabalho um mês depois de ter filhos, e outras que levaram uma vida toda.

E “deixe que digam, que pensem, que falem” se a gente não for feliz, não tem como ensinar os nossos filhos o que é a felicidade!

Carol
No Comments

Post a Comment