Top

Qual a época de lascar a roseira para fazer mudas?

Qual a época de lascar a roseira para fazer mudas?

Esse procedimento pode ser feito em qualquer época do ano, mas após a queda das flores é a melhor fase para retirar as estacas – e de acordo com a sabedoria popular, a melhor fase da lua para se fazer isso é na Lua Nova.

A parte mais fácil de enraizar da rosa é a ponta de hastes que terminaram de florescer. As estacas deverão ter de seis a oito a centímetros cortadas da planta mãe com uma faca afiada ou tesouras poda em ângulo de 45 graus, com pelo menos duas a três gemas. É importante que as estacas não fiquem secas ou expostas a extremos de calor ou frio pelo menos até que sejam colocadas no meio de enraizamento.

E a minha dica especial: as estacas devem ser desinfetadas a fim de se evitar o aparecimento de doenças, para isso pode ser usado o hipoclorito de sódio ( 30ml para 1 litro de água), fazendo com que as estacas fiquei nessa solução por pelo menos cinco minutos e, em seguida, sejam lavadas em água corrente para a retirada do excesso de hipoclorito.

O substrato para o plantio deve ser uma mistura de areia ou solo arenoso, deve ter 1/3 de composto ou matéria orgânica, e as folhas na metade inferior da estaca devem ser removidas, mas as da parte superior devem ser deixadas.

Carol
1 Comment

Post a Comment