Top

São José dos Pinhais: Transporte público já conta com 100% da frota adaptada

São José dos Pinhais: Transporte público já conta com 100% da frota adaptada

Além da frota adaptada, 98 ônibus já possuem elevador para cadeirantes (Foto: Divulgação/PMSJP)

São José dos Pinhais conta hoje com uma frota composta por mais de 265 ônibus do transporte público municipal, que é realizado por duas empresas responsáveis pelo transporte urbano, metropolitano e as linhas rurais. A frota já é 100% adaptada para deficientes físicos, ou seja, cumpre com as especificações de acessibilidade, sendo 37% da frota total possui ônibus com elevadores.

A norma de acessibilidade é regulada no Brasil pelo Inmetro, por isso a frota do transporte urbano no Município segue esse padrão. O uso do adesivo no parabrisa com o símbolo de cadeirante sinaliza que o ônibus é adaptado para deficientes, mesmo que não haja o elevador para cadeirantes.

Já veículos adaptados com elevador para cadeirantes estão identificados com adesivo, não apenas no parabrisa, como também nas suas laterais e traseira.

Acessibilidade

A lei que regulamenta a adaptação e acessibilidade nos coletivos estabelece quatro níveis, sendo que a utilização do elevador é um deles. Para ser considerado com acessibilidade é preciso que o ônibus tenha dispositivo tátil, que sinalize o interesse em desembarcar, próximo ao assento  prioritário; rugosidades para que os portadores de dificuldade de locomoção ou dificuldade visual possam perceber onde estão pisando ou segurando; assim como os limites das áreas e sejam protegidos de escorregões. As escadas também são pintadas de amarelo, para auxiliar na identificação no embarque e no desembarque

Em 2004, o Decreto 5.296 estabeleceu o prazo de até 02 de dezembro de 2014 para que todos os veículos que fazem parte do transporte coletivo urbano e rodoviário tenham acessibilidade para pessoas com deficiência. Em São José dos Pinhais a tendência é que todos os ônibus tenham elevadores já que cada ônibus da frota, quando precisa ser substituído por um novo, este modelo já vem obrigatoriamente com elevador.

Fonte: Prefeitura de São José dos Pinhais

Carol
No Comments

Post a Comment