Top

São José dos Pinhais: Unidades de Saúde realizam programas para gestantes

São José dos Pinhais: Unidades de Saúde realizam programas para gestantes

Grupo de gestante das Unidades de Saúde de São José dos Pinhais ajudam com orientações e dicas de como agir no tratamento da saúde e no dia-a-dia do bebê (Foto: Divulgação/Sems)

A saúde da mulher gestante é uma das prioridades da Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais. Ela é desenvolvida desde o trabalho de saúde preventiva, com o acompanhamento pré-natal, onde a mãe vai regularmente ao médico para saber o andamento da sua saúde e a do bebê durante a gestação; e, em alguns casos, continua nas Unidades Básicas de Saúde, por meio da Estratégia da Saúde da Família, com palestras e grupos de gestantes para instruir as mulheres como se comportar na hora de dar a luz ao bebê e em como proceder nos primeiros dias de vida da criança. Dois exemplos desse trabalho de um programa específico de acompanhamento para gestantes estão as Unidades de Saúde do bairro Ipê e a do Martinópolis, no bairro Borda do Campo.

Na Unidade de Saúde Ipê, o programa “Gestando em Família”, que teve seu primeiro encontro no início deste mês, busca envolver não só a gestante, mas também toda a família. “O programa ‘Gestando em Família’ tem o intuito de envolver os familiares e gestantes através de palestra e workshop na Unidade de Saúde do Ipê, abordando temas como aleitamento, banho, limpeza do coto umbilical, vacinas, odontologia, importância do pré-natal, falar sobre as verdades e mitos sobre a gestação e o dia-a-dia no trato com o recém-nascido, além da confecção do Diário da Gestante, onde ela e os familiares registram os primeiros dias do bebê”, conta o coordenador da Unidade Ipê, Alessandro Albini.

Ainda segundo Albini, a aceitação do programa teve a participação de 30% das gestantes que competem à abrangência da Unidade de Saúde. Contudo, ele destaca especialmente a adesão dos familiares ao encontro, com a presença de 42 pessoas. “Na realização de pesquisa de satisfação com as gestantes, mais de 90% delas responderam ‘ótimo’ quanto aos temas abordados, a importância da participação de familiares e a organização do evento. Também realizamos pesquisa com os servidores, e obtivemos 100% de satisfação”, frisa.

No Martinópolis é realizado o Grupo de Gestantes, que acompanha as mulheres grávidas com instruções e palestras, rodas de conversa, num ambiente descontraído nas reuniões. Segundo a enfermeira Giane Caetano Moeckel, os encontros acontecem todas as primeiras sextas-feiras do mês e visa, por meio da integração com as participantes, orientar os cuidados com o bebê durante e após a gestação. “O nosso Grupo de Gestantes visa a integração delas por meio de encontros, para trocas de experiências e, ao mesmo tempo, a realização de orientações sobre a gestação e como proceder com os primeiros dias da criança. No grupo fazemos também duas ações, que vale a pena destacar. A captação de recursos, por meio de doações de empresas e pessoas das comunidade, e também por bazares e rifas. Com o dinheiro arrecadado custeamos os gastos que temos para a realização dos encontros e, especialmente, montamos o que chamamos de Feira Solidária para as Gestantes. Ao vir nos encontros, elas ganham um dinheiro simbólico, que chamamos de “barrigudinha” e com ele as grávidas podem comprar os produtos na feira, como roupinhas para o bebê, artesanato e coisas para elas”, declarou Giani.

Para maiores informações, acesse o site da prefeitura ou veja a matéria completa em: http://www.sjp.pr.gov.br/unidades-de-saude-realizam-programas-para-gestantes/

Carol
No Comments

Post a Comment