Top

São José dos Pinhais abre Campanha de Vacinação contra Pólio e Sarampo

São José dos Pinhais abre Campanha de Vacinação contra Pólio e Sarampo

A vacinação contra a poliomielite acontece por meio de gotinhas na boca da criança de 6 meses a 5 anos incompletos (Foto: Divulgação/Sems)

No último sábado (8) teve início a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. Em São José dos Pinhais a vacinação acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde, mais o posto temporário no Parque da Fonte, até o dia 28 deste mês. O horário de atendimento é das 8h às 16h durante a semana. Até o final da campanha, a vacinação também acontece no sábado dia 22. Nas outras semanas, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira.

“São José dos Pinhais se soma aos mais de 5 mil municípios do Brasil na realização da campanha de vacinação contra a paralisia infantil, que felizmente está erradicada do país há 24 anos. Contudo, este ano ocorre simultaneamente a vacinação contra o sarampo, que voltou a contagiar os brasileiros na região nordeste no ano passado. Mas as duas doenças, com a vacina, podem ser evitadas. Para isso, é importante que todos os pais e responsáveis façam a sua parte levando suas crianças a qualquer posto de vacinação e sempre mantenham em dia as vacinas”, diz o secretário de Saúde de São José dos Pinhais, Brasílio Vicente de Castro Filho.

É importante ressaltar que este ano, como terá vacinação contra a poliomielite e também contra o sarampo, os pais ou responsável não podem se esquecer de levar a carteirinha de vacinação. “É muito importante que os pais ou responsáveis que vierem trazer seu filho para vacinar, em uma Unidade de Saúde, não se esqueçam de portar a carteirinha de vacinação da criança. Nela verificamos se tem alguma outra vacina que está atrasada e, assim, aproveitamos esta campanha de vacinação para colocar em dia”, afirma a coordenadora da Unidade de Saúde Central, Rosângela Scrippe de Oliveira.

“A meta de vacinação em São José dos Pinhais é de 95% da população, representando 16.641 crianças vacinadas contra o sarampo e 18.718 contra a pólio. Não há casos de poliomielite no Brasil desde 1990. Contudo, a doença ainda registra casos na África. Já o sarampo, dois estados brasileiros registraram a doença, com início de surto, no ano passado: Pernambuco e Ceará”, disse a diretora Municipal de Vigilância Epidemiológica de São José dos Pinhais, Karen K. S. Krast.

Devem se vacinar crianças de 6 meses a 5 anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias) contra a pólio e de 1 ano a 5 anos incompletos, contra o sarampo.

Fonte: Prefeitura de São José dos Pinhais

Carol
No Comments

Post a Comment