Top

Oficina de reciclagem para idosos é benefício para a saúde e para o meio ambiente

Oficina de reciclagem para idosos é benefício para a saúde e para o meio ambiente

Caixas de leite, tesoura, cola e papel. Com esses materiais os idosos podem criar inúmeros artesanatos e, além de um aprendizado, a oficina é um divertimento para os participantes (Foto: Jorge Níkolas Camargo/PMSJP)

Trabalhar a mente, ajudar na coordenação motora e contribuir com o meio ambiente é o objetivo da oficina de reciclagem de caixas de leite, que teve início na terça feira passada (14), na Casa do Idoso, localizada na Cidade Jardim. Serão 40 dias de curso onde, através de um rodízio, todos os 47 grupos da melhor idade de São José dos Pinhais participarão.

Vasos de flores, embalagens para presentes, sacolas e até artigos decorativos são preparados pelos participantes. A artista plástica Leonice Battaiello é uma das oficineiras e, para ela, trabalhar com idosos é um aprendizado. “Eles são empenhados em aprender e contagiam com a vitalidade, com o carinho e com a vontade de participar”, conta.

Odete Maruo participa da coordenação do Grupo Júpiter pelo simples fato de gostar e, para ela, a oficina é melhor que terapia. “Desconectar é sempre bom e o trabalho manual é sempre bom, ajuda a trabalhar o cérebro”, explica ela enquanto, concentrada, passava cola pela caixinha de leite.

“O trabalho que está sendo oferecido é, acima de tudo, uma prevenção que contribui para tardar doenças. Através de atividades físicas e mentais queremos ver nossos idosos a cada dia mais alegres e cheios de saúde”, conta o secretário de Assistência Social, Imar Augusto.

As mãos habilidosas recortavam as caixas de leite, colavam, pintavam e, a conversa animada, se misturava com o bom humor de um encontro de amigos. Essa é uma das funções da Secretaria de Assistência Social: fortalecer vínculos familiares das crianças, jovens, adultos e idosos.

Melhor idade

O Departamento de Promoção Humana e Desenvolvimento Comunitário da Secretaria oferece oficinas, ônibus, passeios, materiais para artesanato e promove eventos durante todo o ano para os mais de 1,5 mil idosos que participam dos 47 grupos de convivência da melhor idade de São José dos Pinhais.

A diversão será garantida no próximo sábado, dia 18 de outubro, quando acontece o concurso A Mais Bela Idosa e o Mais Belo Idoso 2014, onde 25 senhoras e 11 senhores concorrendo para conseguir a faixa. O evento é aberto para parentes e amigos próximos que quiserem torcer pelo seu candidato.

 Fonte: Prefeitura de São José dos Pinhais

Carol
No Comments

Post a Comment