Top
Mais Política: Congresso terá mais mulheres em 2015 - Blog da Carol
fade
589
post-template-default,single,single-post,postid-589,single-format-standard,eltd-core-1.1.1,flow-ver-1.3.6,,eltd-smooth-page-transitions,ajax,eltd-grid-1480,eltd-blog-installed,page-template-blog-standard,eltd-header-type2,eltd-sticky-header-on-scroll-up,eltd-default-mobile-header,eltd-sticky-up-mobile-header,eltd-dropdown-default,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Mais Política: Congresso terá mais mulheres em 2015

Mais Política: Congresso terá mais mulheres em 2015

A Câmara dos Deputados vai ganhar seis mulheres a partir do próximo ano em comparação com a atual legislatura, somando 51 deputadas federais – até o final deste ano elas ocupam 45 cadeiras. No Senado, serão 11 mulheres, uma a mais que a composição atual – cinco foram eleitas e duas deixam a Casa no final de 2014. Apesar do aumento, a representação feminina não chega a 15% da totalidade de parlamentares do Congresso. O Brasil é o país sul-americano com menos mulheres na Câmara.

O número crescente de eleitas anima as militantes dos direitos das mulheres, mas não as satisfaz totalmente. Se mantiver esse ritmo, a previsão é de que a bancada feminina no Congresso só se iguale à masculina daqui a 170 anos. “Esse número está na contramão do protagonismo das brasileiras em quase todas as áreas”, avalia Jacira Melo, diretora-executiva do Instituto Patrícia Galvão, organização social que atua na defesa dos direitos das mulheres.

A baixa representatividade feminina também vai na oposição do desejo dos eleitores. Conforme pesquisa feita pelo Instituto em parceria com o Ibope no ano passado, oito em cada dez brasileiros defenderam a obrigatoriedade de uma divisão com o mesmo número de candidatos e candidatas nas listas partidárias para as eleições. A maioria também considerou ser fundamental alterar as leis eleitorais para garantir maior participação feminina na política.

Fonte: Gazeta do Povo

Carol
No Comments

Post a Comment