Top

Hoje tem coleta de sangue no estacionamento da Unidade de Saúde Braga. Participe!

Hoje tem coleta de sangue no estacionamento da Unidade de Saúde Braga. Participe!

Nesta quarta-feira (24) o Ônibus do Hemepar vem até São José dos Pinhais para trazer à população a oportunidade de doar sangue sem precisar sair do Município. Como acontecem todas as últimas quartas-feiras de cada mês, o veículo estaciona cedinho e fica disponível para receber doações durante todo o dia.

Costumeiramente o ônibus do Hemepar ficava no estacionamento do Hospital e Maternidade São José, mas desde o mês passado o local onde ele fica parado mudou. A Secretaria Municipal de Saúde informa que agora o ponto de coleta de sangue é no estacionamento da Unidade de Saúde Braga, localizado na Rua Alcídio Viana, 1047, em frente ao Pronto Atendimento do Hospital. O horário de coleta acontece das 8h às 11h e das 13h às 16h.

De acordo com o Art. 473 da Consolidação das Leis Trabalhistas: “O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo de salário, por um dia, em cada 12 meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada”. Já os funcionários públicos civis e federais, sem qualquer prejuízo, podem se ausentar do serviço por um dia para doação de sangue, sem limite anual de doações (art. 97 da lei nº 8.112/1990). E após três doações anuais é possível pagar meia entrada em cinemas, shows e outros eventos culturais.

Agência Transfusional do Hospital e Maternidade São José lembram que o gesto de uma única doação de sangue pode salvar a vida de mais de um paciente.

Horário: Das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Local: Unidade de Saúde Braga, na Rua Alcídio Viana, 1047, em frente ao Pronto Atendimento do Hospital São José.

Para doar é necessário: Apresentar um documento oficial com foto (Carteira de motorista, Carteira de trabalho, Carteira de Identidade e Passaporte)

– Pesar mais de 50Kg

– Ter entre 16 e 67 anos (menores com o autorização e presença do responsável legal)

– Estar descansado e alimentado

NÃO podem doar:

– Pessoas gripadas ou resfriadas

– Com diarréia

– Durante a gravidez e até 90 dias após parto normal e 180 dias após parto cesariana

– Tatuagem e Piercing feitas nos últimos 12 meses

– Tratamento dentário

– Entre outras situações

Fonte: Prefeitura de São José dos Pinhais

Carol
No Comments

Post a Comment