Top

Politicando: sobre o primeiro debate

Politicando: sobre o primeiro debate

Aécio, Dilma e Marina trocaram provocações. Gestão da Petrobras, inflação e geração de trabalho foram os principais temas debatidos

No primeiro debate em que estiveram frente a frente, os três principais candidatos à Presidência da República – a presidente Dilma Rousseff (PT), o senador Aécio Neves (PSDB) e a ex-senadora Marina Silva (PSB) – partiram para confrontos diretos, atacando os pontos fracos de cada adversário. Inflação, denúncias de corrupção na Petrobras e a comparação das administrações tucana e petista inspiraram a troca de farpas entre os presidenciáveis.

Enquanto Dilma e Aécio valorizaram suas gestões nos governos federal e de Minas Gerais e procuraram desconstruir um ao outro, Marina partiu para o ataque contra os dois.

Um dos embates mais fortes entre Dilma e Aécio foi sobre as denúncias na Petrobras. Aécio disse que a petista deve “pedir desculpas” à sociedade “pela gestão temerária”, creditando a ela o fato de ter estado 12 anos em cargos nos quais teria “mãos de ferro” sobre a estatal.

Segundo o tucano, a Petrobras perdeu metade do valor de mercado e foi parar nas páginas policiais. Dilma respondeu que o governo do PT descobriu petróleo na camada do pré-sal e aumentou o valor da estatal. “Concedemos à Petrobras um volume de reservas para que ela se transforme em uma das maiores empresas de petróleo do mundo. Não fomos nós que queríamos mudar o nome da Petrobras para Petrobrax, que soava melhor aos ouvidos estrangeiros”, afirmou. Em réplica, Aécio disse ser uma leviandade tratar a Petrobras como vem ocorrendo e afirmou: “Todas as denúncias acabam caminhando na direção do benefício ao seu partido e a partidos políticos que lhe dão apoio.”

Os outros três debates já estão agendados, será dia 01 de setembro no SBT, no dia 28 de setembro na Record, e no dia 01 de Outubro na Rede Globo. O primeiro debate entre os candidatos ao governo do Paraná também será na Band, hoje às 22h.

Carol
No Comments

Post a Comment