Top

Os anos passam, o Rádio continua

Os anos passam, o Rádio continua

radio antigoConheça mais a história do Rádio no mundo, no Brasil, e… Em São José dos Pinhais.

O tempo passou, o rádio chegou a quase todos os locais possíveis e sobreviveu – e ainda sobrevive – à febre da TV e da internet. Para manter-se atualizado, as rádios tiveram que se adaptar as mudanças trazidas pelo tempo e transformarem suas programações em mais atuais e atraentes para o público. Até mesmo as rádios AM passam por esse processo.

Exemplo vivo disso é a Rádio MAIS AM, de São José dos Pinhais, antiga Eldorado – e já conhecida também como rádio Tapajós. A Rádio MAIS está no ar há mais de 50 anos e mantém a tradição, sem parar no tempo. Prova disso são os programas apresentados pela rádio, que vão além das notícias e trazem variedades, entretenimento, esporte, política, cultura, etc. para seus ouvintes. A AM 1120 surgiu para preencher uma lacuna no rádio da Grande Curitiba e atinge uma população estimada em três milhões de pessoas entre Curitiba, Região Metropolitana e parte do Litoral.

Dentre a variada programação da Rádio, um dos cargos chefes é o programa “Manhã da Mais”, apresentado por Carol Chab. O programa traz para o ouvinte entrevistas com médicos, horóscopo, receitas, dicas de beleza, de agronomia, benção da água, etc. Carol, que é engenheira agrônoma formada, deixou de lado essa sua paixão para cuidar de outra: o Rádio – prova de que essa é uma plataforma apaixonante e que ainda tem muito futuro pela frente.

Tudo começou em 1831, quando o inglês Michael Faraday, descobriu a indução magnética. Além dele, James C. Maxwell descobriu matematicamente a existência das ondas eletromagnéticas – e o alemão Henrich Rudolph Hertz comprovou na prática, em 1890, a existência das ondas eletromagnéticas, chamadas hoje de “Ondas de Rádio”. Em sua homenagem, as ondas de rádio passam a ser chamadas de “Ondas Hertzianas”, usando-se também o “Hertz” como unidade de frequência.

A invenção do rádio em si é uma incógnita. Para alguns, o criador do aparelho foi o italiano Guglielmo Marconi, para outros o verdadeiro inventor o austríaco-americano Nikola Tesla – e ainda existe outracorrente, que acredita que a invenção do rádio veio de um brasileiro, que teria emitido os primeiros sinais radiofônicos dois anos antes de Marconi, o padre e cientista gaúcho Roberto Landell de Moura.

Independente do verdadeiro inventor do rádio, ter um brasileiro entre eles é a prova de que nós estivemos sempre ligados a esse aparelho. Chacrinha, Carmem Miranda, Repórter Esso, Voz do Brasil, etc. O rádio no Brasil teve papel decisivo para a construção da nossa cultura. A primeira transmissão radiofônica aqui foi feita em 1922 e esse foi só o início de uma história de sucesso do rádio brasileiro.

Serviço: Carol Chab

Fone: 41 9177-1773

Email: carolchab@radiomais.am.br

Site: http://www.radiomais.am.br

Carol
No Comments

Post a Comment