Top

Receita do dia: risoto

Receita do dia: risoto

A pedido dos ouvintes vou ensinar uma receita tradicional de risoto. Essa é a base, e a partir daqui você pode acrescentar o que quiser.


Para fazer um bom risoto o primeiro passo é escolher o tipo de arroz adequado: prefira o arroz arbóreo, que você encontra na seção de arroz do supermercado. Esse tipo é mais indicado por ficar intacto mesmo depois de cozido.

Outra dica é a de não lavar o arroz antes de cozinhá-lo, pois isso remove o amido, elemento fundamental para que o risoto fique cremoso.

INGREDIENTES:
– alho

– cebola

– 1 xicara de arroz (receita para duas pessoas)

– 1 litro caldo de carne, legumes ou frango

-1/2 xicara de vinho branco

– queijo parmesão ralado

– 1 colher de sopa de manteiga


COMO FAZER:
Antes de começar a receita, prepare o caldo, que pode ser de galinha, carne, peixe ou legumes, depende da receita. Se puder, faça você mesmo o caldo e evite os industrializados em tabletes, que têm muito sódio e menos sabor.

Pique a cebola e o alho bem pequenos e refogue no azeite, até ficarem macios. Aumente o fogo para o máximo, acrescente o arroz e mexa mais um pouco. Antes que os grãos comecem a fritar, acrescente o vinho branco. Deixe o álcool evaporar e incorporar no arroz.

Depois acrescente o caldo aos poucos. A palavra de ordem é paciência. Não coloque muito líquido, apenas uma concha por vez. Mexa sem parar. Após 15 minutos nesse processo, cheque se os grãos já estão cozidos. Vá acrescentando mais caldo à medida que for necessário para chegar ao ponto ideal. Lembre-se que a consistência do prato tem que ser um pouco mais cremosa, para não parecer arroz “empapado”.

Assim que estiver ok, coloque o queijo parmesão ralado e misture para incorporar. Se precisar acerte o ponto do sal. Desligue o fogo, e, acrescente uma colher de manteiga.

Esta é a base para qualquer risoto. Se você quer o risoto com o de santa felicidade, por exemplo, deve colocar tomates sem pele depois de colocar o vinho branco. E ainda o caldo de galinha pode ser feito com o frango que vai colocar na receita (ferva um pedaço de frango com tempero – sal. Pimenta, cebola e alho) assim que estiver cozido, é só peneirar o caldo e utilizar no risoto. Da pra fazer risoto de legumes, de cogumelos, ervilhas. E fica uma delicia!

Carol
No Comments

Post a Comment