Top

Receita do dia: o Estrogonofe Original da Rússia

Receita do dia: o Estrogonofe Original da Rússia

Estrogonofe é um prato originário da culinária da Rússia, mas desde quando surgiu, lá no século XIX, o prato popularizou-se em muitos países europeus, norte-americanos e no Brasil, sempre com variações consideráveis da receita original.

Porém, hoje eu passo para vocês a receita do Estrogonofe original – aquele que era feito na Rússia há séculos atrás. Confira! – e depois me diga se ficou gostoso 🙂

Ingredientes
500 g de filé mignon

sal

pimenta vermelha

50 g de margarina

2 colheres (sopa) de farinha de trigo

2 cubos de caldo de carne

1 colher (sopa) de concentrado de tomate

1 cebola média

100 g de cogumelos (champignon)

1/2 concha de sopa de vodka

2 colheres (sopa) de natas de leite

Modo de Preparo
Corte em tiras finas o filé mignon e tempere com sal e pimenta. Derreta 50 g de margarina e polvilhe com farinha e deixe cozer, mexendo sempre.

Dissolva os cubos de caldo de carne em 300 ml (1 copo) de água e regue a mistura de margarina e farinha com o caldo.

Deixe ferver até obter um molho espesso. Adicione o concentrado de tomate deixando ferver o molho suavemente durante 5 minutos.

Pique a cebola e corte em fatias os cogumelos e junte, deixando dourar tudo na margarina até a cebola ficar translúcida. Junte depois a carne e deixe refogar sobre fogo moderado até a carne estar macia.

Aqueça a vodka em uma concha de sopa e deixe flambar. Deite a vodka em chamas sobre a carne. Quando as chamas se apagarem, junte o molho preparado e adicione as natas e umas gotas de suco de limão, deixando apurar sobre fogo muito brando.

Obs: Na Rússia este prato é acompanhado somente de batatas inteiras cozidas. Se preferir sirva com arroz branco e batatas fritas.

 

Carol
No Comments

Post a Comment